EDUCAÇÃO E CULTURA

No diálogo com a realidade, a pesquisa se situa como princípio científico e educativo. O ser que dialoga com a realidade de modo crítico e criativo faz da pesquisa condição de vida e cidadania. Como a pesquisa exige criatividade, eterno diálogo com a realidade, disciplina e compromisso histórico-produtivo, planejamos, por intermédio do Vale Humanas, momentos favoráveis a tal situação.

Em novembro de 2007, realizamos o I Vale Humanas, com o tema “Metodologias da Pesquisa Científica”, com o objetivo de propiciar aos professores-pesquisadores e estudantes da região do Vale do Francisco um intercâmbio de saberes referentes às metodologias científicas, além de compartilharmos as mais diversas experiências em pesquisa.

Em novembro de 2008, realizamos o II Vale Humanas, com o tema “Ética e Pesquisa”, objetivando refletir as contribuições dos estudos da ética para a produção e o desenvolvimento da pesquisa em ciências humanas.

Em junho de 2010, estamos realizando o III Vale Humanas com o tema “Educação e Cultura”, objetivando problematizar os processos formativos e os modos de participação dos sujeitos de diferentes realidades sociais e culturais nas praticas educativas do Vale do São Francisco.